aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

porsche day

Meu filho Antonio e eu fomos ontem, 19 Março 2011, à 30ª Edição do Porsche Driving School em Interlagos com o Porsche Boxster 2007.
Eu havia participado de duas edições deste evento em 2007, Abril e Novembro com o Carrera 1975, inclusive em rallye de regularidade.

O sábado se apresentou cinza, garoa fina, quase frio, pista umida, por vezes chuva. No meio da tarde, segundos antes de entrar para a terceira sessão de treinos, tudo foi cancelado por conta das péssimas condições da pista.

A minha impressão sobre o Boxster pilotado em condições extremas é que trata-se de um carro muito sofisticado para este tipo de uso, a parafernália eletrônica de controle de tração, ABS, etc… te isola um pouco da realidade da pista, tanto assim que lá pelas tantas eu perdi totalmente o freio, passei por aquela péssima sensação de apertar o pedal e ele ir bem suavemente até o fundo, sem acontecer nada…
Além disso só usei a quinta marcha do câmbio de 6 marchas no finalzinho da reta dos boxes, segundos antes de iniciar a frenagem.

A sensação de pilotar o Carrera 75 é mais visceral, mais próxima da pista, seu câmbio de cinco marchas é usado integralmente.

Meus melhores tempos na Categoria F – Boxster S e Cayman S, foram de 2:10:709 na Primeira Bateria, com a pista umida, e de 2:21:269 na Segunda Bateria, com a pista muito escorregadia. Não me senti seguro a avançar os limites da aderência, pois o Boxster, de motor central, não “avisa” o limite de aderência, como o 911 de motor traseiro.

é isso, por fernando stickel [ 11:05 ]

4 comentários

Ze Rodrigo

março 20th, 2011 at 12:14

É vero, motor central quando sai já foi…a não ser que voce faça ele ir usando a física e o acelerador.
Mas, escrever isto é bem mais fácil do que fazer.
🙂
De qualquer modo são dois mundos bem diferentes: o Carrera old school e o Boxster new school.
Água e vinho!

oswaldo pepe

abril 15th, 2011 at 13:19

Ai que inveja, rsrsrsrs…

fernando stickel

abril 29th, 2011 at 18:33

Oswaldo, troque o seu japonês por um alemão…

fernando stickel

abril 29th, 2011 at 18:33

Ambos necessários!!

Deixe seu comentário