aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

Arquivo: julho de 2015

musée renoir

renoir1
C’est en 1908 que Renoir s’installe aux Collettes, magnifique propriété plantée d’oliviers et d’agrumes d’où l’on découvre un superbe panorama qui s’étend jusqu’au Cap d’Antibes.

Le climat lui convient, la lumière et le paysage le subjuguent, lui offrant la possibilité de reproduire en plein air sur la toile les couleurs chatoyantes des oliviers, des fleurs, des fruits de son domaine mais aussi les corps lumineux et sensuels de jeunes Cagnoises.

C’est aussi à Cagnes-sur-Mer qu’il aborde la sculpture pour la première fois.

N’ayant plus tout à fait le libre usage de ses mains, il fait appel à un jeune élève de Maillol, Richard Guino, qui sert avec intelligence et sensibilité ses besoins de sculpture.

Affaibli par la maladie, Renoir peint jusqu’à sa mort, avec bonheur et frénésie, faisant éclater sa joie de vivre sur les toiles.

Le Musée Renoir reste un merveilleux témoignage de l’univers créatif du Maître avec ses 14 toiles, ses sculptures, son mobilier d’époque, son atelier et ses objets familiers.

renoir2
A casa hoje, recém reformada em Cagnes-sur-Mer, França.

renoir3
Escultura no jardim.

renoir4
Um dos quartos.

é isso, por fernando stickel [ 18:40 ]

mercedes-benz club

Anexo de E-mail
O reconhecimento do Mercedes-Benz Club!

é isso, por fernando stickel [ 16:18 ]

cui1
Tomás brinda e Sandra fotografa a Silvia.

Nossa viagem passou por muitos restaurantes, muitos vinhos e refeições de excelente qualidade, e também por restaurantes mais simples, como esse em frente ao Château de Gordes, Les Cuisines du Château, que são tocados muitas vezes por uma família e um ou dois empregados no máximo.

cui2
A gastronomia é uma alegria na França, é uma celebração a cada refeição, em qualquer lugar, em qualquer nível.

cui3
Os locais são lindos, maravilhosos!

cui4

é isso, por fernando stickel [ 17:54 ]

mont ventoux

v1
O Santo Graal do ciclismo, Mont Ventoux fica na França, no centro da Provence, região de Vaucluse.
Todos os dias, centenas de ciclistas suam a camisa para chegar ao cume, esforço sobre-humano que se repete todos os anos na maior competição do ciclismo, o Tour de France.

v2
É uma subida vertical gigantesca!

v3
Sandra e nossos companheiros de viagem, Tomas e Silvia.

é isso, por fernando stickel [ 10:40 ]

verão na côte d’azur

O verão francês na Côte d’Azur.

co1
Na França, piscina do Hotel/Restaurante La Colombe D’Or, em Saint Paul de Vence. Acho que é a única do mundo com uma escultura de Calder!!!

co2
Jaguar E Type em frente ao Hotel Belles Rives, Juan Les Pins.

co3
Ciclista em Cap D’Antibes.

co4
Famílias encontram pequenos espaços para relaxar em Cap D’Antibes.

co5
Praia em Antibes.

é isso, por fernando stickel [ 18:19 ]

velocidade ridícula

50
Limites ridículos de velocidade em São Paulo.

Acabo de viajar de automóvel pela França, Provence e Côte d’Azur. Guiei cerca de 2.000 km em autoestradas, estradas secundárias e cidades.

A regra de velocidade no país é simples e clara, assim que você sai do aeroporto guiando o seu carro alugado, uma placa informa os limites de velocidade:

Autoestradas 130km/h
Estradas secundárias 90km/h
Cidades: 50km/h

Na autoestrada em trechos de curvas o limite cai para 110km/h ou mesmo 80km/h, passado o trecho de redução o limite volta a 130.

Nas secundárias e nas cidades ocorre o mesmo, redução em trechos mais perigosos. Em cidades minúsculas, onde a estrada corta o centro da cidade, a velocidade cai para 30km/h, mas estes trechos nunca superam no máximo 1km.

Não vi acidentes e peguei poucos congestionamentos. Não caí em um único buraco, o asfalto e a sinalização são impecáveis. Todos guiam pela faixa da direita, deixando a faixa da esquerda livre para ultrapassagens.

Que tal o prefeito Malddad e sua equipe petralha pesquisar um pouco como se faz no primeiro mundo antes de ficar amadoristicamente testando seus factóides arrecadatórios em São Paulo?

É óbvio que a redução de acidentes e mortes envolve muito mais elementos que simplesmente a velocidade, a começar pela manutenção das pistas, cheias de buracos, punição efetiva dos transgressores, o que não ocorre, etc… etc…

E tudo isto sem falar na indústria da troca de placas…

provence
Nesta estrada, no coração da Provence, o limite é de 90km/h. Repare a placa de atenção aos animais…

é isso, por fernando stickel [ 8:52 ]

verão na côte d’azur

cote
Calor, beleza, água limpa, educação, silêncio, ocupação de todo e qualquer milímetro de frente para o mar, esse é o padrão na Côte d’Azur.
Famílias francesas em férias de verão, turistas, milionários, ciclistas, pedestres, todos convivem em harmonia na grande festa!

é isso, por fernando stickel [ 18:21 ]

de chagall à malévitch

gr1
Sandra e gigantesca tela de Chagall

No Grimaldi Forum em Monaco visitamos a magnífica exposição “De Chagall à Malévitch, la Révolution des Avant-Gardes”

La grande exposition d’été 2015 du Grimaldi Forum, produite dans le cadre de l’Année de la Russie en Principauté de Monaco, est un des événements marquants de cette célébration.
Cette exposition réunit 150 œuvres majeures de grands créateurs qui composent le mouvement des avant-gardes en Russie. Entre 1905 et 1930, différents courants et écoles voient le jour, animés par l’énergie et la richesse de la création au début du XXe siècle : après l’impressionnisme, vient le temps du cubisme, futurisme, cubo-futurisme, rayonnisme, suprématisme, constructivisme…
Les artistes russes ont façonné une modernité sans précédent, se démarquant totalement de ce que l’on connaissait jusqu’alors, bouleversant des siècles de convention voire d’académisme.
Le caractère exceptionnel de l’exposition du Grimaldi Forum repose sur le prêt d’œuvres en provenance de Russie qui étaient jusqu’à présent figées dans les collections des galeries nationales ; ces prêts tout à fait remarquables viendront s’ajouter à ceux de différents grands musées européens.

gr3

gr2
Um dos detalhes da montagem impecável é a MyTouchGallery, “selfie” a partir das imagens das telas da exposição, que são projetadas e às quais você se junta, a foto é imediatamente postada no Facebook…

gr4
Do lado de fora, em temperaturas de 35 a 40 graus, o simpaticíssimo Cafe Pantone, onde você pode inclusive tomar uma “raspadinha”!!!!

é isso, por fernando stickel [ 18:04 ]

restaurant tetou

tetou1

tetou
Estive no Restaurant TETOU a convite do meu falecido amigo Jay Chiat em 1985. O restaurante, consta, serve a melhor bouillabaisse do planeta. Fica na beira da praia na Côte d’Azur exatamente no Nº 8 Boulevard des Frères Roustan, 06220 Golfe Juan.
Éramos, 30 anos atrás, um alegre grupo de 10 ou 12 pessoas, final da tarde de verão. Me lembro bem do clima praiano e da deliciosa bouillabaisse.

Voltamos agora em dois casais. Do lado de fora continua idêntico, por dentro a impressão é a melhor possível, iluminado, todo branco, parece que você entrou em um navio, caprichado, polido, charmoso. Serviço e comida excelentes!

O restaurante começou como um barracão de pescador e está nas mãos da mesma família há 127 anos, hoje a quarta e a quinta geração da família tocam o negócio.

No meio do nosso jantar um tumulto na entrada do restaurante, um grupo grande de americanos capitaneado por… Sylvester Stallone. Logo depois um show de fogos de artifício comemorando o 14 Juillet.

é isso, por fernando stickel [ 16:30 ]

avignon


Em Avignon, com Silvia e Tomás!

é isso, por fernando stickel [ 10:01 ]