aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

DSC09355.JPG
Uma longa, triste e tortuosa história… Envolvendo desrespeito ao contribuinte, o descaso e a incompetência do poder público brasileiro. No caso, a Prefeitura Municipal da Estância de Campos do Jordão.

Exatos onze anos e um mês atrás, no dia 19 Junho 2005, estive no imóvel de propriedade da Fundação Stickel situado na esquina da R. Brigadeiro Jordão com R. Doutor Reid em Campos do Jordão, SP. Foi nesta casa que se iniciaram as atividades da Fundação Stickel em 1954.

Lá cheguei por ter sido alertado telefonicamente por um vizinho de que o imóvel estava abandonado e invadido por usuários de drogas, que inclusive faziam fogueiras dentro da casa!!!

A Prefeitura que inicialmente havia lá instalado a Biblioteca Infantil Guilherme Monteiro Lobato simplesmente abandonou o imóvel, sem nem ao menos nos notificar.

Em seguida à reconquista da posse iniciamos processo judicial por perdas e danos, com peritagem, etc… Simultaneamente colocamos o imóvel à venda, pois os danos eram de tal monta que não valeria a pena investir na recuperação do imóvel. A venda ocorreu em 17/12/2007.

O processo por perda e danos correu por anos… e finalmente se encerrou, com o recebimento hoje da quantia líquida de R$117.670,27, que será utilizada em nossas atividades rotineiras.

DSC09326.JPG
Encontrei destruição, imundície, pixação, portas e janelas arrebentadas, marcas de fogo e até mesmo livros queimados. Documentei tudo em fotos e iniciamos processo judicial de reintegração de posse contra a Prefeitura, então na posse por força de contrato de comodato com prazo de 20 anos, ainda em vigência.

DSC09334.JPG
Tirei fotos com o Estadão do dia 19/6/2005, para provar a data.

DSC09353.JPG
A placa com o nome original: “Fundação Beneficente Martha e Erico Stickel”

brig jordao5
Hoje existe no terreno um prédio residencial.

é isso, por fernando stickel [ 14:14 ]

ibirapuera1
Um ano e meio após a queda de uma árvore sobre o prédio da administração do Parque da Ibirapuera, a situação não mudou e os estragos lá continuam, à vista de todos, evidenciando o descaso da administração municipal.

ibirapuera2
A Prefeitura simplesmente fechou as salas destruidas, no prédio da administração do maior e mais importante parque da cidade.

ibirapuera3
O incompetete prefeito Malddad faria melhor se dedicando a recuperar estes estragos, ao invés de proibir a exibição da bandeira nacional, decisão totalitária e desrespeitosa aos cidadãos brasileiros.

é isso, por fernando stickel [ 10:52 ]

helicoptero
Sonhei que a casa do Guarujá foi envolta em uma enorme rede e um helicóptero a içou e levou embora.
Olhando para cima e observando a casa se afastando, pensei:
Como conseguiram passar a rede por debaixo da casa?

é isso, por fernando stickel [ 12:15 ]

franceses
Na R. dos Franceses, Bela Vista.

é isso, por fernando stickel [ 8:52 ]

hector
Hector Babenco e Barbara Paz, 28 Dezembro 2014

Conheçia o Hector há muitos anos, mas no Reveillon de 2015, no Outeiro das Brisas, houve um contato mais próximo, pois ele e sua mulher Barbara Paz produziram uma sessão de cinema ao ar livre, e projetaram o filme “Birman” para os habitantes da praia. Meu filho Arthur, estudante de cinema, conversou um pouco com ele, na beira da praia enquanto se preparava a projeção, foi simpático e instrutivo.
Penso com carinho nele, e desejo que faça uma boa viagem.

hector 2
Hector supervisionando a instalação da “sala de cinema”.

hector 3
A projeção.

é isso, por fernando stickel [ 22:37 ]

317
Cunha já foi, mas a sociedade brasileira não pode esmorecer.
Temos que ir às ruas!
Enquanto Dilma, Lula e toda a podridão do PT não for varrida da vida pública, os cidadãos de bem deste país não podem parar de se manifestar.
Dia 31 Julho todos nas ruas, no país inteiro!!! Vamos apoiar a Lava Jato e os corruptos na cadeia, as 10 medidas contra a corrução e o fim do foro privilegiado.
#foradilma #foralula #forapt

é isso, por fernando stickel [ 18:05 ]

neidinha
Andando de bicicleta pela Av. Brig. Faria Lima no dia 18 Fevereiro 2003, o trânsito parou, olhei para o chão e encontrei esta foto. Achei curioso e levei a foto comigo, me perguntando, quem seriam estas pessoas?!

neidinha2
Menos de 24 horas depois a resposta para o enigma veio através da coluna do Cesar Giobbi no Estadão, trata-se da “socialite” Neidinha Morais…

Talvez o mais curioso de tudo é que em ambas as fotos Neidinha está com o mesmo vestido!!

Carl Gustav Jung poderia explicar este incidente, através da sua teoria da SINCRONICIDADE.

é isso, por fernando stickel [ 16:59 ]

fra1
Na casa onde nasci na R. dos Franceses, bairro da Bela Vista, a clarabóia no hall de escada.

é isso, por fernando stickel [ 8:52 ]

jimmy2-3
Jimmy & Bolt no Ibirapuera!

é isso, por fernando stickel [ 21:25 ]

crowdfunding dilma
Existem, em menos de 24 horas, 4700 almas generosas que insistem em dar asas para Dilma espalhar besteiras país afora. Cada uma destas almas contribuiu, em média com R$71,18 no site de crowdfunding Catarse para a campanha “Jornada pela democracia – Todos por Dilma”

Eu não acredito, assim como não acreditei quando os mensaleiros fizeram algo equivalente para pagar suas multas no mensalão.

Dei uma rápida olhada na lista dos apoiadores e encontrei nomes repetidos…. Alô alô Ministério Público!!!! Cêis não querem dar uma olhadinha aí não???!!!

é isso, por fernando stickel [ 17:59 ]

salvador candia 1
Encontrei na internet o livro de 2008 “Aproximações sobre a obra de Salvador Candia”, dissertação de mestrado na FAU-USP de Eduardo Rocha Ferroni. Folhear este livro é como revisitar meu passado… Os nomes, os projetos, as referências, toda a minha formação como arquiteto está lá. O Salvador foi o único mestre que tive na arte de projetar.
Ele também me inspirou a fumar charutos, muitos anos mais tarde…

salvador candia 2
A pág 71 registra minha colaboração no escritório, como estagiário e arquiteto recém formado, 1972-1974.

salvador candia 3
A pág 150 mostra o projeto que fiz para a fachada do Edifício Barão de Iguatemi.

é isso, por fernando stickel [ 21:28 ]

cesar queiroz
É impressionante como os registros da história podem ser frágeis.
Fiz por curiosidade uma pesquisa no Google sobre o escritório de design gráfico “und” que criei em 1977 com Norberto (Lelé) Chamma, e do qual me desliguei em 1980
Apareceu uma única referência, um livro eletrônico de 2014 “Do Design ao Branding” de César Queiroz.
O texto da página 91 apesar de não contar exatamente o que aconteceu, registra a minha sociedade com o Lelé, que encerrei em 1980 para me lançar nas artes plásticas.

Veja aqui tudo sobre a und neste blog.

é isso, por fernando stickel [ 11:49 ]

ycp
Yacht Club Paulista, represa de Guarapiranga.

é isso, por fernando stickel [ 9:58 ]

idispesquisa
A presidente do IDIS, Paula Fabiani, apresentou hoje a Pesquisa Doação Brasil, realizada pelo IDIS e Gallup. Um dos itens destacados na pesquisa:

“A desconfiança em relação às organizações sociais aparece com frequência nas respostas (à pesquisa).”

Por conta deste item muito significativo fiz um breve depoimento ao auditório sobre meu envolvimento com a Associação Cultural Santo Expedito, e o desserviço que instituições como essa prestam à causa da implantação de uma cultura de doação no Brasil.

Completei desejando encontrar algum jornalista investigativo disposto a investigar a fundo este assunto.

idispesquisa2
O lançamento da pesquisa se deu no interessantíssimo espaço da Oxigênio Aceleradora em Santa Cecília. Apoiadores e parceiros do evento: PayPal; Instituto C&A; Instituto Arapyaú; CAF Charities Aid Foundation e Instituto Ayrton Senna.

é isso, por fernando stickel [ 16:10 ]

ianrstickel
Meu neto Ian Reame Stickel completa hoje 7 meses de vida!! Parabéns pra ele!!!

é isso, por fernando stickel [ 17:56 ]

A Associação Cultural Santo Expedito me processou. Em síntese, alega que disponibilizei neste blog textos ofensivos contra a imagem da Associação, razão pela qual pleiteia (a) que sejam apagados os textos publicados, com cominação de multa diária, (b) ressarcimento pelos danos morais suportados e (c) condenação aos ônus sucumbenciais.
Relembre o caso aqui e aqui.
O processo correu, e agora saiu a sentença da Juiza de Direito da 8ª VARA CÍVEL do TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO, Drª. Vanessa Ribeiro Mateus, julgando improcedentes os pedidos da Associação.
Mais uma vitória da liberdade de expressão. Vejam a sentença na íntegra:

sentença1

sentença2

sentença3

sentença4

sentença5

sentença6

Não é demasiado lembrar que a Associação continua a enviar centenas de milhares de malas diretas, com o objetivo de arrecadar dinheiro. Eu gostaria muito que algum jornalista investigativo se interessasse por este assunto, tenho certeza que existe aí muita coisa a ser investigada…

é isso, por fernando stickel [ 16:50 ]

ceupaz1
Inaugurado o Circuito Spcine no CEU Paz. Serão 20 salas de cinema nos CEU de São Paulo, oferecendo programação de cinema de qualidade.
Iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
A Fundação Stickel, como parceira do CEU Paz estava lá para prestigiar o evento.

ceupaz2
Claudia Nogueira de Lima Souza Barros e eu.

ceupaz3
Esperando a hora de entrar no cinema.

ceupaz4
A placa do Cine Paz.

ceupaz5
As torres de caixa d’água chicoteadas em oficina recente de Vera Martins, por iniciativa da Fundação Stickel.

é isso, por fernando stickel [ 9:31 ]

visaourbana

Adorei participar do concurso “Visão Urbana Idea Zarvos”, pelas razões expostas aqui.

Confesso, no entanto, que o resultado do juri me decepcionou. Não porque eu não tenha sido premiado entre as 16 fotos vencedoras, absolutamente. O meu prêmio foi ter sido um dos 532 selecionados de um total de mais de 15.000 fotos.

A minha decepção veio das seguintes constatações:

1. As 16 fotos vitoriosas não apresentam, à exceção do Edyr Sabino ou André Chirinos um salto de qualidade, beleza ou interesse significativo em relação às outras, ou seja, eu esperava ver 16 fotos completamente arrasadoras, e vi 16 fotos que poderiam perfeitamente ser as minhas, ou dos meus outros 531 colegas selecionados.

2. Não consigo entender, em um universo de mais de 15.000 fotos enviadas e 532+16=548 fotos selecionadas, e à luz da constatação #1 acima, haver três premiações para um mesmo nome, Fernando Ricci, excelente fotógrafo profissional.

é isso, por fernando stickel [ 17:11 ]