aqui no aqui tem coisa encontram-se
coisas, coisas, coisas...
...desde janeiro de 2003

sampa
Linda e apaixonante, esta é São Paulo.

é isso, por fernando stickel [ 11:06 ]

fiandeiras
Curiosidades da Vila Olímpia

Este imóvel fica na cidade de São Paulo, Vila Olímpia, e tem duas frentes, para a R. das Fiandeiras e Av. Helio Pellegrino. Trata-se de uma antiga indústria, com telhado em “shed”. O terreno é grande, deve ter algo como 50x20m, área aprox de 1.000m2

O curioso são os hábitos estranhos do filho do dono do imóvel, que lá opera um discreto antiquário. Sua grande preocupação é impedir que automóveis parem defronte sua calçada rebaixada.
Ele lança mão e organiza vários elementos, cones, plaquetas ameaçadoras, fitas, cavaletes, correntes, tudo para coibir o estacionamento, e sai na porta do estabelecimento dezenas de vezes durante o dia para checar se alguém ousou desobedecer sua lei.

Quando percebe algum carro ou van parado, sai imediatamente pela rua, entra nos bares e restaurantes, salão de barbearia, oficina mecânica, loja de peças procurando o transgressor e não sossega enquanto o veículo não sai.

fiandeiras2
Algum tempo atrás o restaurante Arabia, cuja unidade industrial fica exatamente defronte ao antiquário chegou a alugar o espaço para seus clientes, mas o esquema não prosperou, e a situação voltou ao “normal”, com ninguém parado, nem na rua, nem nas vagas do antiquário. Sim, gastando seu tempo fiscalizando a rua o cidadão provavelmente tem pouco tempo para tocar o negócio, raras vezes vi algum cliente ali.

Não vendem o imóvel, não alugam, não fazem nada, a não ser fiscalizar o estacionamento… Curioso…

é isso, por fernando stickel [ 18:15 ]

Convite Online - Gilda Vogt
Minha amiga Gilda Vogt abre sua exposição retrospectiva dia 23 de agosto, sábado às 10:30h no Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS, em Porto Alegre.
A mostra, com obras produzidas pela artista desde o final da década de 60.

Livro Gilda Vogt _uma retrospectiva
Na mesma ocasião será o lançamento do livro sobre o trabalho da artista, ilustrado, com ensaios críticos, entrevista e cronologia.

 

é isso, por fernando stickel [ 11:20 ]

josé do realejo
Encontrei no sábado no Itaim este simpático cidadão com seu periquito da sorte!

No blog “Eu e meu Chapéu” encontrei também um pouco da história de José do Realejo, que está neste batente há mais de 25 anos, seguindo a carreira do pai, que tirou sorte pra muita gente por outros 25 anos.
José, que também trabalha em eventos e tem até e-mail, mora na Zona Leste onde cria mais de oito periquitos, que vivem em média 30 anos. Cada um trabalha apenas um dia por semana para que não se estressem. Aos sábados, se faz sol, José vem alegrar a Vila Madalena com seu simpático realejo. realejo.eventos@terra.com.br

é isso, por fernando stickel [ 9:46 ]

ibiraestadao
Jimmy & Bolt no Estadão, na comemoração dos 60 anos do Parque do Ibirapuera!

Raros seres tem tanto direito adquirido para serem homenageados nesta linda iniciativa, diariamente estas deliciosas criaturas passeiam no parque.
A seleção das fotos foi feita a partirda hashtag #ibiraestadao no Instagram.

é isso, por fernando stickel [ 9:52 ]

paraty
Fui selecionado na Convocatória do 10º PARATY EM FOCO – Festival Internacional de Fotografia, que se realizará de 24 a 28 Setembro 2014.
Pela primeira vez submeti um trabalho de fotografia a um concurso, observando tudo que aprendi recentemente no curso “Ponto Convergente” promovido pelo Madalena Centro de Estudos da Imagem, e pelo jeito deu certo!
Fiquei contente e realizado! O nome do trabalho é Lapinha.
Até agora foram selecionados 160 portfolios, para ver todos clique aqui.

é isso, por fernando stickel [ 15:12 ]

fb1
Foto Vera Lambiasi
Eu e Baby Maia Rosa no último sábado na Fazenda Boa Vista, no encontro de Porsche 911 e 356. Também foram convidadas outras marcas de carros clássicos, Mercedes-Benz, Jaguar, Ferrari, BMW, MG, Ala-Romeo, etc…
Lindo dia, lindos carros, lindo cenário, encontrar os amigos, o que mais precisa?

fb2
Mercedes-Benz 280SL 1970

fb3
O primeiro protótipo Volkswagen.

jag
Jaguar E-Type com as maravilhosas rodas “Rudge”

é isso, por fernando stickel [ 13:21 ]

cassio
Meu amigo e compadre Cassio Michalany e eu, na inauguração de sua exposição Pintura-Objeto na Galeria Raquel Arnaud.
Obrigado pela foto Denise!

é isso, por fernando stickel [ 13:44 ]

portal-copy
Dei uma entrevista ao blog do Madalena Workshops sobre minha participação no curso “Ponto Convergente”

A fotografia nunca esteve afastada da sua carreira como artista plástico. Entretanto, com tem sido sua recente imersão na linguagem fotográfica? O que tem mudado?
- Fotografo desde a adolescência, quando ganhei de meu avô Arthur uma câmera “caixote 6×6” com flash acoplado. Meu gosto pelas artes plásticas veio alguns anos mais tarde, quando ganhei dos meus pais a deliciosa Pentax Spotmatic 35mm.
No entanto não considerei nesta época a fotografia como uma possibilidade de “ARTE”, utilizava-a para divertimento, curtição, documentação, viagens, etc…
A possibilidade da fotografia como arte se evidenciou a partir da série “Vila Olímpia”, fotografada com a Sony Cyber-shot DSC-F717 nos anos 2003-2006, e a principal mudança na minha carreira foi o abandono por completo das mídias tradicionais, papel, tela, lápis, tinta, aquarela.
Significa em última análise que a partir de 2003/2004 me tornei um artista plástico utilizando como mídia exclusivamente a fotografia digital, e porque não dizer então, me tornei fotógrafo.

Quais são suas referências atuais no mundo da fotografia?
- Não tenho hoje nenhuma preferência, dado a enorme quantidade de informação a que venho tendo contato por conta do curso Ponto Convergente. Todas as referências são válidas, tenho mergulhado avidamente neste universo, no entanto continuo fascinado por Diane Arbus, por exemplo.

Conte-nos um pouco sobre o projeto que está desenvolvendo no grupo do Ponto Convergente, “Zauberplatz”.
- Após a série “Vila Olímpia”, muito bem sucedida, passei a buscar novo foco para o meu trabalho, e esta nova série “Zauberplatz” pretende justamente ser o espaço catalisador da nova pesquisa. A palavra ZAUBERPLATZ foi criada por mim, não existe na língua alemã, mas seu significado é simples: LUGAR MÁGICO.

é isso, por fernando stickel [ 12:06 ]

arn
A Fundação Stickel promove na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha o curso gratuito “Olhares Sobre a Cachoeirinha 2014″ com o fotógrafo Arnaldo Pappalardo e seu assistente Lucas Cruz, em sua sexta edição.
Este ano são 34 alunos, selecionados no entorno da Fábrica, na foto o primeiro dia de aula.

é isso, por fernando stickel [ 16:56 ]

resson
Seis meses e alguns dias após meu acidente de motocicleta, revisito a ressonância feita no dia 25/4/2014, o dia do acidente.
Foram duas fraturas nas vértebras, L1 e L2, e duas fraturas nas costelas, a chapa só mostra uma.
É fascinante a clareza destas máquinas modernas, vê-se tudo, inclusive bicos de papagaio e todo o estrago que a idade faz na coluna vertebral!
Surpreendentemente não sinto dores, e agradeço diariamente por isso!

é isso, por fernando stickel [ 15:07 ]

quebrada
A Fundação Stickel abre inscrições para a oficina de grafitti “Quebrada em Cores” com Bonga no Tendal da Lapa.

Todas as quintas-feiras, de 14/8 a 18/9/2014, das 14 às 17h. Idade mínima 14 anos. São 20 vagas, corre lá!

Inscrições pelo site da Fundação Stickel ou no próprio Tendal, R. Constança 72 tel 3862-1837

é isso, por fernando stickel [ 13:45 ]

claudi
Participei neste fim de semana do workshop “Edição Fotográfica: Escutando Imagens” com o fotógrafo Claudi Carreras, parte do curso “Ponto Convergente” promovido pelo Madalena Centro de Estudos da Imagem.

O assunto da edição é importantíssimo, muitas vezes esquecido. Não adianta uma foto maravilhosa ao lado de outra que não “conversa” com a primeira, é necessário estabelecer uma sequência, uma narrativa que seja inteligível pelo espectador. Isto vale para uma exposição, livro, site na internet, qualquer mídia.

claudi2
Claudi pediu que eu levasse muitas imagens para o workshop, e foi o que fiz. Trabalhando freneticamente nas últimas semanas, reuni entre 200 e 300 imagens que foram espalhadas sobre a mesa de edição.

Após muito trabalho, conseguimpos estabelecer um início de sequência, surgiu luz no fim do túnel!
claudi3

claudi4
O processo é extremamente cansativo, um dreno de energias! Os resultados no entanto são fantásticos, um amontoado de imagens se transforma em algo compreensível.

é isso, por fernando stickel [ 9:06 ]

tristeza
Não sei o que é mais horrível:

- Fotos, vídeos, notícias do massacre em Gaza (mais um…)
- Justificativas injustificáveis de todos os lados.
- A certeza de que árabes e judeus jamais se entenderão naquela parte do planeta.
- A certeza de que sempre haverá, a qualquer instante sobre a face deste pobre planeta, algum tipo de grupo étnico/religioso massacrando algum outro tipo de grupo étnico/religioso, sob os mais improváveis e absurdos argumentos.
- A prevalência do ódio, extremismo, intolerancia e fanatismo religioso.
- Sofrimento desnecessário de milhares de seres humanos, dia sim, dia também. No mundo inteiro.

De todo esse horror sobra para mim a certeza de que a única maneira de diminuir conflitos e sofrimento é nos voltarmos para o fato simples, banal, básico, de que somos todos seres humanos, todos irmãos, todos com direito a paz, no mínimo. E todos com a obrigação moral de ceder alguma coisa em benefício do bem comum. Perdoar pode ser um bom início…

é isso, por fernando stickel [ 19:22 ]

sapatão
Sapatão??!!

é isso, por fernando stickel [ 18:11 ]

nasa
Uma amiga minha providenciou esta “explicação” na caixa de luz da casa dela.
Acho que ela merecia aposentadoria honorária “for life” da NASA.

é isso, por fernando stickel [ 22:47 ]

ibira3
São Paulo gelada e Parque do Ibirapuera lindo!

ibira4

é isso, por fernando stickel [ 13:55 ]

per aspera
Uma pequena história real

No restaurante barulhento, o garçom me pergunta:
- Vai aceitar café Astro?
e eu, intrigado: – Áspero?!!

o que me fez lembrar do provérbio latino

PER ASPERA AD ASTRA

Chegar às estrelas pelo trabalho duro
ou
Até às estrelas por caminhos difíceis
ou
Through Hardships To The Stars (motto da NASA)
ou
Rumo às estrelas embora com dificuldades
ou
Através da adversidade para as estrelas
ou
É árduo o caminho dos astros

é isso, por fernando stickel [ 0:14 ]